AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

BLOG

31/01/2023

Varejo de Materiais de Construção: Erros e Acertos

VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: ERROS E ACERTOS

Talvez você, empreendedor varejista, no ramo de materiais de construção, possui grandes desafios ao gerenciar sua loja. Até porque existem diversos fatores que são essenciais para o bom funcionamento de todos os processos produtivos, como gerenciamento de estoque, gestão contábil, atendimento, relacionamento com fornecedores e capacitação de colaboradores.

Vale ressaltar também o mercado competitivo e dinâmico, em que as exigências por uma excelente performance têm sido cada vez maiores, fazendo com que o lojista necessite adotar estratégias mais sólidas e que ofereçam um bom retorno a curto e médio prazo. Por outro lado, diante um cenário complexo, podem acontecer erros que ajudam a empresa a se tornar mais resiliente ou prejudicar todo o planejamento estratégico aplicado.

Em contrapartida, existem acertos importantes a serem seguidos. Para te ajudar, separamos três erros e três acertos para que você fique atento às consequências e coloque em prática algumas ações. Então, atenção para os erros!

1- Não investir em um software de gestão

Estamos no século da tecnologia! Logo, você só tem a ganhar ao investir em ferramentas atuais que ajudem e facilitem os processos operacionais, promovendo mais controle e eficácia. Foi pensando nisso, que desenvolvemos o ERP da Santri Soluções, um software que automatiza processos essenciais e integra todas as áreas do seu negócio. Então, não cometa este erro! Evite dor de cabeça com anotações em papéis acumulados, que ninguém encontra e que ocupam grandes espaços.

2 - Não formalizar acordos com fornecedores

Nunca deixe de formalizar suas negociações e cotações com fornecedores. Isso evita possíveis informações erradas ou incoerências entre o que foi pedido e o que foi entregue. Além disso, garante maior comprometimento entre as partes, em todos os sentidos, sobretudo, em relação a prazos de entrega e pagamentos. Nossa sugestão é para você, que precisa de controle e segurança nestas negociações, as soluções contábeis da Santri Contabilidade!

3 - Não ter uma boa gestão do seu estoque

Se o empreendedor não tiver em mãos o controle de todos os itens que existem dentro da loja, ele provavelmente estará perdendo dinheiro. Sem o devido controle, diversos prejuízos podem aparecer, como o consumo de materiais em desacordo com as necessidades, impactando nas vendas e na produtividade dos funcionários.

Agora, que já sabe os erros, vamos para os acertos! Saiba o que você, lojista, deve fazer para melhorar sua performance e colocar o seu empreendimento à frente da concorrência.

 

1 - Investir em Gestão de Processos

Por meio dela, o empreendedor tem fácil acesso às informações de todos os processos, unindo ações dos setores de RH, administração, marketing, gerência e produção. Além disso, com a Gestão de Processos será possível identificar, controlar, monitorar e sistematizar todas as tarefas durante o funcionamento diário da empresa.

 

2 - Aperfeiçoar o atendimento da equipe de vendas

Investir em capacitação contínua dos colaboradores possibilita uma melhora significativa na performance das vendas. A sugestão é que o lojista promova treinamentos sobre técnicas de venda e produtos ofertados, a fim de gerar vendas extras.

 

3- Aplicar estratégias de Marketing Digital

Se você procura por visibilidade e alcance, o Marketing Digital é a estratégia certa para sua loja de materiais de construção. Por meio desta ferramenta, é possível ganhar mais competitividade no mercado de materiais de construção. São nas redes sociais que o cliente é capaz de identificar e ter acesso aos catálogos de produtos on-line e assistência para dúvidas ou reservas. Quer uma dica, pra você empreendedor? Se você procura um  canal de comunicação rápido e ágil para se conectar ao seu cliente, a versão do aplicativo WhatsApp Business é o ideal.

Quais são os erros e acertos que já aconteceram com você? Para não errar, invista na sua competitividade e aplique as melhores estratégias para o seu negócio com as soluções da Santri Soluções! E por falar em soluções, temos certeza que você vai querer ler esse outro artigo sobre os 6 motivos para investir em um e-commerce de Materiais de Construção. Boa leitura e até logo!

Voltar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.