AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

BLOG

30/11/2021

6 Dicas para melhorar o sistema financeiro de sua empresa

Dificuldades para pagar contas e sem reserva no caixa? Estes são um dos principais problemas vivenciados por pequenos empresários. É o que diz sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em que 52% dos negócios desse porte não têm reservas e deste total, 12% estão com dificuldades de pagar as contas em dia, o que pode ser agravado ainda mais com o aumento da inflação.

Diante de todo este cenário econômico, uma das maiores preocupações das empresas é saber como ter um controle financeiro empresarial adequado, quais ferramentas utilizar e qual a melhor saída para o sucesso nos negócios. Segundo especialistas, é preciso levantar custos, desperdícios, nível de endividamento e até aqueles investimentos que não estão se mostrando um bom negócio.

Então, se você está com dificuldades para organizar o setor financeiro do seu negócio, confira 6 dicas que a Santri listou para te ajudar a melhorar o sistema financeiro de sua empresa!

  1. Controle o seu estoque

Tenha um check list com todas as informações, como data de entrada e saída de materiais de estoque, tempo em que a mercadoria permaneceu armazenada, qual o período semanal ou mensal e volume de produtos solicitados. Além disso, implemente um sistema de rastreabilidade, integrado à gestão contábil e financeira. Ele vai permitir que sua empresa tenha um controle de estoque mais seguro e garantir um controle de estoque eficaz. Conheça o ADM da Santri Soluções!

  1. Invista no Digital

Utilize as finanças aplicadas ao Marketing Digital, já que esta tem sido cada vez mais uma realidade dentro das empresas. Tendo em vista que as Finanças aplicada ao Marketing melhora a utilização de recursos e oferece retorno e resultados otimizados. No entanto, para que todos estes resultados venham é necessário identificar alguns aspectos, como:

  • Quais campanhas e ações são eficientes?
  • Qual é aquela que vai gerar os melhores resultados para determinado negócio?
  • Quais números devem ser atingidos ao final de um período para poder saber se a estratégia funcionou ou não?

Portanto, tenha sempre um controle de orçamento para este setor, a fim de garantir melhores retornos para sua empresa. Otimize os seus resultados! 

  1. Controle seu fluxo de caixa

Ter este recurso gerencial é fundamental para qualquer empresa conquistar uma gestão financeira saudável. Afinal, é ele que controla as movimentações financeiras de dinheiro da empresa. Além disso, permite analisar, revisar e até mesmo realizar previsões da realidade financeira de curto, médio e longo prazo. É também possível investir, negociar e planejar, sem comprometer a estabilidade orçamentária de determinada organização.

  1. Monitore todos seus gastos

Determine um limite de gastos para cada departamento, a fim de direcionar os custos, acompanhar e controlar o consumo de cada setor. Com toda certeza esta ferramenta vai ajudar a estabelecer metas e vai impedir que sua empresa não fique no vermelho. Por isso, tenha em mente um planejamento financeiro completo, acompanhe as tendências do mercado, crie uma política de reembolso. Este processo pode ser automatizado, por meio de um software de gestão de despesas reembolsáveis, tornando tudo mais simples, seguro e ágil para a organização.

  1. Separe as finanças pessoais das empresariais

Esta não é uma tarefa fácil, mas sem dúvidas nenhuma, é uma das mais importantes para você administrar orçamentos de pessoa física e jurídica sem que haja problemas. Veja algumas práticas para você separar as finanças pessoais das empresariais:

  • Separe as contas bancárias, cartões de crédito, débito e extratos;
  • Estabeleça um salário para si, a fim de não pegar o dinheiro da empresa para cobrir gastos pessoais urgentes, a fim de não comprometer também o seu capital de giro;
  • Opte por ferramentas que organizem dados de maneira simples e proporcionam um controle maior de suas finanças;
  • Sempre que tiver alto faturamento em sua empresa, faça reservas! Elas são essenciais para quem deseja manter os dois orçamentos em dia.
  1. Tenha um software de gestão financeira

O mais recomentado é que você faça isso usando software específico e a Santri Soluções tem um ERP voltado para atender varejistas e atacadistas de diferentes tamanhos dentro do segmento de materiais de construção. Uma ferramenta que permite você realizar em tempo real tudo muito rápido. Conheça o ERP da Santri Soluções!

Agora que você tem dicas essenciais para o controle financeiro de sua empresa, que tal conhecer mais sobre as soluções que a Santri oferece? Acesse nosso site www.santri.com.br e conheça as melhores tecnologias para a área financeira de sua empresa. Obrigado por estar aqui com a gente e até o próximo artigo!

Voltar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.