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11/11/2021

LGPD: Como ela vai influenciar o varejo de sua loja?

Ei, varejista, este assunto te interessa! E, talvez, você nem saiba, mas em setembro de 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor. Ela veio com o objetivo de assegurar que informações fornecidas pelo titular sejam tratadas com ética. Além disso, trouxe uma série de novos desafios dentro do ambiente varejista, que exigiram adaptações a vários processos, a fim de garantir legitimidade para o uso de dados pessoais dos cidadãos (titulares).

Vale lembrar que esta Lei se aplica tanto para a Pessoa Física (PF) quanto para a Pessoa Jurídica (PJ), que realizam operações de coleta de dados pessoais, como referências bancárias, comerciais, estado civil, dados trabalhistas, entre outros. Muitos destes dados são utilizados para liberação de crédito ou para traçar o perfil de cliente.

Mas por que esta Lei tem influenciado tanto no varejo? A resposta é simples! Por ser um setor responsável por lidar diretamente com o consumidor final. Ou seja, todos os impactos, tanto negativos quanto positivos, serão sentidos primeiro. 

Para você entender melhor como esta Lei tem impactado o mercado varejista vamos lembrar que a transformação digital e o cenário da Pandemia mudou de vez a forma de comunicar, vender e consumir. O chamado varejo 4.0 chegou pra ficar! Um mercado que espera facilidade, rapidez e dinamismo. 

No entanto, mesmo com ritmo acelerado da transformação digital, a expectativa é que as vendas físicas voltem a se recuperar, com a flexibilização do comércio tradicional. Então, o varejista deve se adequar o quanto antes às regras da LGPD, independente se está ou não focado no digital. 

Por que se adequar à LGPD?

Desde o surgimento da LGPD, todos os setores, como indústria e empresas, inclusive lojas de materiais de construção, são obrigadas a reavaliarem a forma como lidam com o tratamento de dados. São obrigadas a se adaptarem à nova Lei, a fim de evitar surpresas desagradáveis, como multas. 

E como a área varejista utiliza os dados dos clientes para a criação de estratégias de vendas e também fortalecimento do setor faz-se ainda mais necessária esta adequação. Pensando nisso, a Santri Soluções separou quatro aspectos principais da LGPD que os varejistas devem estar cientes e que devem agir rápido o suficiente para lidar com todos eles: 

1 - Avisos de Privacidade Destacados: trata-se de informar aos consumidores, no site, o que será feito com os dados deles, mas agora com muito mais destaque. É necessário explicar o motivo de utilizar estas informações, por meio de uma política de privacidade.

2 - Responsabilidade da Manutenção de Registros:  varejistas também terão que informar seus clientes sob os registros atualizados, se estão de acordo com a LGPD.

3 - Acordo por Escrito: isso deve ser feito com qualquer terceiro que processe os dados para você.

4 – Treinamento dos Colaboradores: funcionários devem estar capacitados e conscientizados com a coleta de dados para envio de mensagens por WhatsApp. É necessário um consentimento, ter cuidado com a segurança e privacidade das informações. Isso vai minimizar riscos de vazamento e tratamento irregular dos dados.

Como a Santri pode te ajudar na adequação à LGP?

A Santri Soluções traz toda transparência aos clientes, no que diz respeito à adequação a LGPD. Tudo por meio do armazenamento de dados. Tudo para garantir a proteção destas informações, que estarão disponíveis no momento do cadastro do comprador, sendo que os mesmos poderão pedir a qualquer momento a exclusão e a visualização destas informações, desde que não sejam dados sensíveis à obrigação fiscal. Caso a empresa deseje utilizar qualquer um destes dados para uso de terceiros, deverá ter a autorização do consumidor. 

É importante lembrar que a não adequação à LGPD poderá resultar em: advertências, multas, suspensão ou proibição do exercício da atividade de tratamento por período de até seis meses.

Portanto, mais do que se adaptar às exigências desta Lei, você precisa garantir segurança aos seus negócios, a fim de que processos futuros, novos produtos e tecnologias tenham a LGPD como base de sustentação. Ou seja, é necessário ter sempre uma atenção contínua a todas estas exigências.

Agora ficou claro a importância em se adequar a LGPD. Isso vai ajudar que os processos de proteção, privacidade e governança de dados se consolidem o quanto antes. E se precisar de ajuda conte com a Santri Soluções!

Aproveite para ler mais um de nossos artigos, como o Logística 4.0: Solução para seu negócio! Obrigado por estar aqui com a gente e até o próximo artigo.

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